Nasa trabalha para ter colônia sustentável na Lua em 2028; será uma base para Marte

Missão Espacial

Publicado em 18/07/2019 - 11:22 Por Victor Ribeiro - Brasília

A chegada do homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969, só foi possível porque a tecnologia permitiu. Equipamentos usados pelos astronautas naquela época, hoje fazem parte do nosso dia a dia.

 

Entre eles, os computadores de bordo de aviões e carros; a comida armazenada a vácuo, que dura muito mais tempo; mantas térmicas, com aquela aparência de papel laminado, muito usadas no fim de maratonas e em resgates; sistemas de amortecimento contra terremotos; e baterias recarregáveis para aparelhos auditivos.

 

Chegar à Lua trouxe conhecimentos sobre a formação da Terra e do Sistema Solar, mas frustrou quem imaginava que o satélite seria uma fonte de recursos, como avalia o astrônomo Eugênio Reis.

 

A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17, de 1972. Desde então, volta e meia alguém fala em explorar o terreno lunar ou fazer turismo. Até agora, são opções pouco viáveis.

 

O engenheiro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho trabalha com a construção de foguetes e chama atenção para o alto custo da exploração.

 

Cada quilo de rocha lunar trazido à Terra custou algo entre US$ 400 milhões e US$ 650 milhões.

 

Já que não existem motivos para explorar comercialmente a Lua, ao que tudo indica está na hora de usar o satélite como trampolim. A Nasa anunciou que astronautas vão voltar a pisar na Lua em 2024 e, em 2028, deve instalar uma colônia sustentável, para permitir a Missão Marte, já na década seguinte.

 

O astrônomo Roberto Costa afirma que ter uma base lunar pode ser fundamental para nos levar além.

 

Para o engenheiro Bezerra Pessoa, as missões espaciais tiveram outro efeito. Ver a Terra flutuando na escuridão do Universo despertou uma consciência ecológica de que precisamos preservar os recursos e respeitar as vidas que existem por aqui.

 

Se hoje pensamos na Lua como rota para Marte, há 50 anos as missões Apollo nos levaram a descobrir a nós mesmos.

 

Na reportagem deta sexta-feira (19) vamos falar sobre como a Lua nos fascina e influencia, seja com a mudança das marés, no cinema ou na música.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo