Satélites americanos provam que homem pisou na Lua há 50 anos

Apollo 11

Publicado em 17/07/2019 - 10:59 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia 16 de julho de 1969, o ser humano iniciava uma grande jornada, que alcançaria o ponto mais alto no dia 20 e voltaria a tocar o solo terrestre no dia 24.

 

Na gravação histórica, o astronauta Neil Armstrong, primeira pessoa a tocar o terreno lunar, declarou que foi “um pequeno passo para o homem, e um grande salto para a humanidade”.

 

A missão Apollo 11, que levou seres humanos a caminhar pela superfície da Lua, pela primeira vez, durou 8 dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos, desde o lançamento do foguete Saturno 5, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, até o pouso da cápsula que trouxe Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins de volta à Terra.

 

Para a astrônoma brasileira Duilia de Mello, que trabalha na Nasa e é vice-reitora da Universidade Católica de Washington, aquele momento em que Armstrong pisou na Lua será, para sempre, a grande realização da humanidade no século 20.

 

Foi um grande feito. Mas não adiantam as imagens, os relatos e o reconhecimento da comunidade científica. Ainda hoje, muita gente não acredita que, um dia, o ser humano foi capaz de caminhar no único satélite natural do planeta.

 

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, admite que, na época, com seis anos de idade, duvidava da chegada do homem à Lua. E precisou ser convencido pelo irmão.

 

O civil Neil Armstrong, que tinha sido piloto de teste, era o comandante da missão Apollo 11; o comandante do módulo lunar Eagle - Águia, em inglês - era o piloto da Força Aérea dos Estados Unidos Michael Collins e o piloto do Eagle foi Buzz Aldrin, também militar da Força Aérea.

 

O Eagle tocou o solo da Lua às 16h18, no horário da Flórida, mas só às 22h56, 23h56 aqui no Brasil, Neil Armstrong saiu do módulo lunar e, com o pé esquerdo, deu aquele pequeno grande passo.

 

O astrônomo Eugênio Reis lembra, inclusive, que satélites lançados nos últimos anos fotografaram esse módulo e provaram que, sim, estivemos na Lua.

 

Mais de 3 mil jornalistas, de 56 países, acompanharam o lançamento da Apollo 11, no centro espacial. E levaram informações atualizadas ao público ao redor do mundo. Cerca de 1 bilhão de pessoas.

 

Naquele 20 de julho de 1969, os Estados Unidos venciam a corrida espacial, que fazia parte da Guerra Fria travada contra a União Soviética. Apesar de ser soviética a primeira sonda não tripulada a tocar a Lua, dez anos antes, foi a Apollo 11 a primeira missão a levar à Lua e trazer de volta, em segurança, três astronautas.

 

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, isso fez aquela missão ter sido tão grandiosa.

 

A última missão tripulada para a Lua foi a Apollo 17, em 1972. Agora, a Nasa planeja levar humanos de volta ao satélite em 2024.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo