Carreta leva ciência a crianças e adolescentes mato-grossenses

Pesquisa e Inovação

Publicado em 09/09/2019 - 12:04 Por Daniel Costa - Brasília

Imagine um museu viajante cheio de itens tecnológicos e equipamentos científicos.

 

Essa é a proposta do MT – Ciências, o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso.

 

A carreta, que conta com um baú adaptado, percorre os municípios do estado levando uma série de equipamentos e experimentos científicos para crianças, adolescentes e amantes da tecnologia.

 

No total são 32 atrações, como a bicicleta que transforma energia mecânica em energia elétrica e o gerador de Van De Graaf, que usa a energia eletroestática para arrepiar os fios de cabelo dos visitantes.

 

De acordo com a superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Letícia Figueiredo, a ideia é despertar a curiosidade científica nos participantes de forma lúdica.

 

A carreta esteve, no início deste mês, no município de Tangará da Serra. As meninas Camila da Silva e Letícia Reink ficaram animadas com o museu viajante.

 

O Circuito Itinerante percorreu o Mato Grosso no ano passado. De acordo com a Secretaria de Ciência, o objetivo é que a carreta passe por todos os municípios do estado.

 

Para mais informações, acesse mtciencias.com.br.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo