Deputados aprovam acordo com EUA para uso da base de Alcântara

Câmara dos Deputados

Publicado em 23/10/2019 - 12:19 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou o acordo entre Brasil e Estados Unidos para o uso da base de Alcântara, no Maranhão. Foram 329 votos contra 86. O texto segue agora para análise do Senado.

 

O acordo prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana, a partir de Alcântara, em troca de uma remuneração.

 

Pelo texto, o Centro Espacial de Alcântara continua sendo controlado pelo governo brasileiro. Mas, durante as atividades de lançamento de foguetes haverá condições especiais de movimentação pela base, com áreas restritas e controladas, com acesso monitorado pelos Estados Unidos ou com a presença nesses locais definida em conjunto pelos dois governos e monitorada pelo Brasil.

 

O relator do projeto na Câmara, Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, defendeu que o acordo permite ao Brasil entrar no mercado de lançamento de foguetes, trazendo investimentos para o país.

 

Já os críticos, como Alessandro Mollon, do PSB do Rio de Janeiro, reclamou que as cláusulas do acordo limitam o uso da base por outras nações.

 

O Brasil poderá usar os recursos obtidos no desenvolvimento do Programa Espacial Nacional. Só não poderá usá-los em compra, pesquisa ou produção de foguetes de longo alcance proibidos pelo Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis.

 

Também está vetado o uso da base por nações que os Estados Unidos suspeitem de ter ligações com terroristas ou que não tenha assinado acordo sobre proliferação de armas nucleares, como a China.

 

O acordo não permite que técnicos norte-americanos prestem assistência a brasileiros sobre projetos espaciais, a não ser que haja autorização expressa.

 

O texto estabelece que o Brasil deve garantir que as tecnologias usadas em Alcântara, com as patentes, estarão protegidas contra uso ou cópia não autorizados.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo