"Temos que melhorar o ensino de ciência na escola", diz Pontes

Aprendizado

Publicado em 22/10/2019 - 09:58 Por Victor Ribeiro - Brasília

Imagina pegar o óleo de cozinha usado para fazer sabão em casa. E resolver o cubo mágico, aquele todo colorido, em poucos segundos. Parece difícil, né?

 

Mas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até domingo (27), tem a missão de mostrar que todos os dias nós podemos fazer ciência, como explicou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes.

 

Um dos exemplos é o óleo de cozinha. Muitas vezes a gente joga fora sem saber que vai poluir a água, o solo ou entupir o encanamento. A estudante de Engenharia de Energia na Universidade de Brasília, Letícia Pedrosa, destacou que é importante levar o óleo, mesmo que seja pouco, para os pontos de coleta.

 

Um dos destinos possíveis é transformar esse óleo em biodiesel. Combustível! O outro, é usar para fazer sabão. Quem participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, vai poder aprender a receita do sabão com a Letícia.

 

Outra forma de lidar com o conhecimento é usar algo que parece um simples brinquedo para despertar o interesse por programação de sistemas. Fernando Vieira é ex-aluno da Universidade de Brasília, a UnB, e pesquisou o uso do cubo mágico. Para ele, montar os cubos coloridos exige a mesma habilidade que criar um aplicativo, por exemplo.

 

Agora, você que está me ouvindo não acha que eu iria sair de lá sem aprender a montar o cubo mágico, né? O Fernando me disse que resolve em até 10 segundos, pelo Método Fridrich. Mas, disse, que é melhor começar pelo Método de Camadas.

 

Ele diz que, dessa forma, dá para montar o cubo mágico em um ou dois minutos.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre desde 2004, sempre no mês de outubro. Nesta 16ª edição, tem atividades até domingo, em mais de 1.500 municípios, em todo o Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo