Mosquito do bem reduz 75% dos casos de chikungunya em bairros de Niterói

Bairros de Niterói

Publicado em 22/11/2019 - 18:37 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Há três anos, um método inovador começou a ser aplicado em alguns bairros de Niterói, na região metropolitana do Rio, para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Agora, a tecnologia, que consiste em soltar mosquitos contaminados com uma bactéria que impede o desenvolvimento das doenças, começa a mostrar resultados: as análises preliminares indicam redução de 75% dos casos de chikungunya.


Os dados do Projeto World Mosquito Program (WMP), coordenado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz, se referem a 17 bairros de Niterói em comparação a outras localidades nas quais o método não foi aplicado.


A tecnologia funciona da seguinte forma: apelidado de mosquito do bem, o Aedes recebe uma bactéria chamada de Wolbachia, que impede o inseto de ser infectado pelas doenças.


Ao se reproduzir com outros mosquitos locais, o novo inseto também nasce com Wolbachia. Dessa forma, a população de mosquitos capaz de transmitir dengue, zika e chikungunya vai sendo substituída por vetores que não têm essa capacidade.


O gerente de projetos do WMP, Gabriel Sylvestre, destaca que embora os resultados sejam preliminares passados dois anos do início da experiência na cidade, já são muito animadores.

 

Ainda segundo o pesquisador, a chinkungunya foi a doença comparada, mas já há indicativos de que a redução também seja significativa para a dengue e a zika.


Para implantação do método Wolbachia são necessários cerca de quatro meses de preparação envolvendo ações coordenadas com o município. A população precisa ser informada sobre o método e aceitar que os mosquitos portadores da Wolbachia sejam liberados no seu bairro.


Após esse esforço conjunto, a tecnologia depende basicamente do “trabalho” do próprio mosquito. A população também participa com uma espécie de armadilha em suas casas para coleta semanal dos mosquitos em campo. Atualmente, mais de mil famílias estão engajadas nesta etapa.


O método Wolbachia é tido como uma solução complementar, que não exclui medidas de eliminação de focos dos mosquitos e controles clínicos como o fumacê.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo