Projeto da USP quer mostrar a meninas que fazer ciência não é atividade só de homens

Vai ter menina na ciência

Publicado em 30/11/2019 - 13:57 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Quarenta estudantes tiraram o último sábado para conhecer o campus da USP Leste, em São Paulo. Todas, meninas. 30 delas estudam em escolas públicas.

 

No roteiro, as alunas visitaram laboratórios, ouviram palestras e fizeram atividades de matemática, química, física e farmacologia.

 

Em todas as etapas elas foram recepcionadas por cientistas mulheres.

 

O programa faz parte do projeto “Vai ter menina na ciência”. Organizado por professoras e pesquisadoras da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Para a matemática, e uma das coordenadoras do projeto, Rosana Vargas, a ideia é mostrar que pesquisa não é exclusividade dos homens.

 

Os números mostram como funciona o funil que tira as mulheres dos cargos mais altos da carreira científica.

 

Em janeiro deste ano, um levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) mostrou que seis de cada 10 bolsistas da instituição eram mulheres. Ou seja, 122  mais de 200 mil bolsistas. Em 2017, elas representavam mais da metade dos alunos de pós-graduação em todo o país. Mas, na hora de dar aulas nas universidades, os homens são maioria e ocupam quase 60% das vagas.

 

No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a tendência se repete. Enquanto as mulheres ficam com pelo menos metade das bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, elas respondem por cerca de um terço das bolsas de produtividade, aquelas destinadas a pesquisadores que chefiam grupos de estudo.

 

A maioria das mulheres é ainda mais consolidada nas áreas de ciências sociais, humanas, e saúde.

A incursão das estudantes no Campus da USP não terminou. No próximo sábado tem mais.  Das 8 da manhã até a uma da tarde, elas vão ver como trabalham as pesquisadoras de ciências naturais, biologia, nanotecnologia, computação e oceanografia.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo