Universo: 30 anos após registro de foto histórica, momento é de reflexão sobre o Pálido Ponto Azul

Universo

Publicado em 14/02/2020 - 05:30 Por Adrielen Alves - Brasília

Uma fotografia retirada da Terra há exatos 30 anos, mostrou o quão pequeno pode parecer o planeta Terra.


A 6 bilhões de quilômetros daqui, a sonda espacial Voyager I, fez um registro que ficou conhecido como o Pale Blue Dot - Pálido Ponto Azul.

 

Era a Terra que mesmo iluminada pelos raios solares, mais parecia um ponto de areia num universo absolutamente escuro, como disse o astrônomo americano Carl Sagan.


"Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada “superestrela”, cada “líder supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali – em um grão de pó suspenso num raio de sol.''

 

A observação de Sagan, considerado um ícone da divulgação científica no século XX, virou livro que trata da abrangência e das perspectivas da astronomia.

 

A foto icônica faz parte de uma série de outras imagens feitas pela sonda da Nasa do nosso sistema solar.  É o chamado Retrato de Família.

 

Bem, mas além de fotografar nosso sistema solar, a Voyager I, lançada ao espaço em 1977, tinha a missão de estudar Júpiter e Saturno, dois gigantes localizados na parte mais externa do nosso conjunto de planetas.


A Voyager foi além! Ultrapassou barreiras e ganhou o espaço interestelar.

 

E nós vamos falar das comemorações deste 14 de fevereiro, mas também sobre os achados da Voyager, com o astrônomo do Observatório Nacional no Rio de Janeiro Jorge Carvano.
 

 

Universo:  Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui as edições já veiculadas da série.

 

* Texto alterado às 11h12 de 14/02/20. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo