Vacina vai além da criação de anticorpos, diz especialista

Gripe

Publicado em 31/03/2020 - 17:30 Por Beatriz Evaristo - Brasília

A primeira vacina usada no mundo foi desenvolvida para proteger as pessoas contra a varíola no século XVII. Na época da descoberta, muita gente duvidou, teve medo, não quis ser imunizada contra a doença. O tempo mostrou que a vacinação dava certo, mesmo que tivesse que ser repetida.

 

Já no século XX, o avanço na ciência permitiu a produção de vacinas com vírus inativos que evitaram que milhares de crianças fossem vítimas da poliomielite e de tantas outras doenças.// 
Mas, agora, em pleno século XXI, as autoridades em saúde tem identificado que os brasileiros já não se vacinam como antes.

 

Existe até um movimento anti-vacinas, apesar das imunizações terem comprovação científica. A imunologista Ana Maria Caetano de Faria, da Sociedade Brasileira de Imunologia, esclarece algumas dúvidas, começando pelo que é uma vacina.

 

A médica que também é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora, explica que a vacina vai além da criação de anticorpos. Ana destaca ainda que a produção de uma vacina passa por um longo e cuidadoso processo de pesquisa.


Na última segunda-feira, teve início a campanha da vacinação contra H1N1. Ao contrário de outras vacinas, nesse caso, é preciso repetir a imunização todos os anos como explica a doutora Ana Caetano.


Em meio à pandemia do novo coronavírus, há uma expectativa para a criação de uma vacina que possa proteger as pessoas do Covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacina contra o SARS-Cov 2 deve demorar um ano e meio para ficar pronta.


O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra os vírus mais comuns da gripe por causa da circulação do novo coronavírus no país. Apesar de não ser eficaz contra esse vírus, vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde e auxiliar os profissionais na hora do diagnóstico já que os sintomas são parecidos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo