Rio abriga espécie de macaco pouco conhecida pela ciência

Ciencia

Publicado em 27/05/2020 - 12:50 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos poucos estados brasileiros a abrigar um raro primata, ainda pouco conhecido pela ciência: o zogue-zogue, nativo do Amazonas e de Rondônia. A espécie é encontrada no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, o CPRJ.

 

A instituição faz  estudos, manutenção e reprodução de primatas da Mata Atlântica, em uma unidade no Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim, cidade na região turística Serra Verde Imperial, a cerca de 50 km da capital.

 

Os animais chegaram ao CPRJ, graças a apreensões realizadas pelo Ibama na região Norte do país. O centro completou 40 anos de criação em 2019 e tem como principal objetivo assegurar a continuidade das espécies, por meio de um banco genético que visa dar suporte às colônias de primatas brasileiros.

 

Administrado pelo Inea, Instituto Estadual do Ambiente, o CPRJ se dedica apenas a primatas de espécies nativas do Brasil,especialmente as ameaçadas de extinção. O primatólogo Alcides Pissinatti, chefe do CPRJ, diz que ainda se sabe pouco sobre a espécie zogue-zogue, porém explica que  esses primatas exercem papel estratégico na natureza.

 

Um dos frutos do trabalho de preservação do zogue-zogue no Centro foi o nascimento de crias em cativeiro , em novembro do ano passado. Atualmente são mantidos no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro mais de 340 primatas de 31 espécies para reprodução e reintrodução em áreas nativas.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo