Unifesp conclui que mais da metade dos brasileiros é do grupo de risco para Covid-19

Estudo sobre a Covid-19

Publicado em 12/05/2020 - 15:43 Por Nelson Lin - São Paulo

Mais da metade da população brasileira, 86 milhões de pessoas, estão no grupo de risco da Covid-19. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

 

Ainda de acordo com o estudo, entre a população brasileira abaixo de 65 anos, 47% das pessoas dentro dessa faixa etária possuem algum fator de risco. E esse número sobe para 75,9% para idosos acima de 65 anos.

 

De acordo com o estudo foram considerados fatores de risco para o desenvolvimento da forma grave da Covid 19 ter algumas destas condições: mais de 65 anos, ser obeso, ter asma moderada, fumar ou ter doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares ou renais, diabetes, hipertensão, além de câncer diagnosticado há menos de cinco anos.

 

Para um dos coordenadores da pesquisa, o professor da Escola Paulista de Medicina Leandro Rezende, o estudo mostra que o isolamento social é a melhor forma de prevenir as mortes por Covid-19.

 

Outro dado importante que a pesquisa aponta é que entre adultos com o primário incompleto, 80% tinham algum fator de risco, ao passo que entre adultos com nível superior completo, 46% tinham algum fator de risco. Para Rezende, as populações de menor nível socieconômico se encontram em maior riscos pelas condições precárias de habitação e acesso difícil a serviços públicos e por isso muitas de suas doenças pré existentes não são diagnosticadas devidamente.

 

A pesquisa da Unifesp foi feita com dados coletados de 51.770 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE.

 

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo