Cidade serrana do Rio ganha centro de pesquisa e inovação de EPIs

Nova Friburgo

Publicado em 02/08/2020 - 15:56 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, vai entrar no roteiro de iniciativas voltadas para o combate ao novo coronavírus. Famosa por produzir 25% de toda a produção nacional de moda íntima, a cidade vai ganhar um Centro de Pesquisa , Desenvolvimento e Inovação voltado à indústria têxtil, para a produção de EPIs, Equipamento de Proteção Individual, utilizados por equipes de Saúde,que atuam no enfrentamento à pandemia.

 

O Centro de Pesquisa é uma parceria  entre o Instituto de Saúde Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense, e o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, ligado à Universidade do Estado, a Uerj. O projeto é um dos contemplados pelo edital Ação Emergencial para Combater os Efeitos da Covid-19, promovido pelo governo fluminense, e conta com a união de profissionais de várias áreas do conhecimento e profissionais da indústria local.

 

Ao todo, 23 pesquisadores trabalham no desenvolvimento das atividades do Centro que, segundo o vice-coordenador do comitê gestor do projeto e professor do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Cláudio Fernandes, vai funcionar como um certificador na vigilância da qualidade de EPIs no mercado.

 

Ele também destaca que “mesmo quando a pandemia passar, a memória em relação à necessidade da qualidade de proteção permanecerá, por isso, não se trata de um investimento emergencial, mas uma possibilidade de longo prazo para atender a uma nova demanda”.

 

Todos os equipamentos produzidos neste primeiro momento serão destinados aos profissionais ligados diretamente ao enfrentamento da Covid-19, de maneira inteiramente gratuita. A rede formada para desenvolver o projeto também conta com a parceria do Senai e Rede de Empresas Fluminenses contra Efeitos da Covid-19.

 

O Centro de Pesquisa é financiado pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo