Pesquisadores desenvolvem máscara com produto que mata o coronavírus

Grupo da UnB estuda também uma luva que pode ser embebida em álcool

Publicado em 24/08/2020 - 14:29 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Desde o início da pandemia, especialistas têm recomendado o uso de máscaras como prevenção contra a Covid-19. Durante esse período, surgiram diferentes tipos, que vão do improviso aos mais tecnológicos. No caso dos modelos em tecido, a recomendação é que a troca ocorra a cada duas horas ou se estiverem úmidas.

Mas, como seria se fosse possível usar uma máscara umedecida com um produto capaz de destruir o novo coronavírus? Essa é a ideia de um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), como explica o coordenador do projeto, Floriano Pastore, que é professor do Instituto de Química.

Não se trata de um equipamento de proteção individual para ambiente hospitalar. O professor explica que os cientistas trabalham no desenvolvimento de uma máscara de baixo custo e fácil de usar no dia a dia pelo cidadão comum.

Floriano Pastore acrescenta ainda que a pesquisa está em fase de testes. A equipe conta com seis pesquisadores. Além das máscaras úmidas, existe um projeto paralelo para a produção de um tipo de luva de tecido que também pode ser embebida em álcool, detergente e um sal quaternário de amônio, usado em hospitais.

A proposta é que, tanto a máscara quanto a luva, possam ser lavadas e esterilizadas com ferro de passar comum.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo