Universo: Como pesquisas na Estação Espacial são aplicadas na Terra?

Agência Espacial Europeia destaca os feitos em 20 anos do homem na ISS

Publicado em 30/11/2020 - 12:11 Por Adrielen Alves - Brasília

O mês era Novembro, o ano 2000.

Pela primeira vez, o homem chegava à Estação Espacial Internacional, a cerca de 400 km de altitude.

O laboratório na órbita do planeta Terra foi construído em cooperação internacional com 15 países e desde então é palco de experimentos científicos de várias agências.

E para marcar a data, a Agência Espacial Europeia destaca as principais descobertas feitas por lá nas duas últimas décadas.
 

A maioria, na área da saúde – principalmente a dos astronautas, mas que trazem ganhos para toda a humanidade.

Um experimento que investigava o estresse dos astronautas e o impacto no sistema imunológico, por exemplo, desenvolveu uma técnica para analisar o estado de saúde dos cientistas usando a menor amostra possível de sangue. A tecnologia criada no espaço, hoje está sendo usada pela comunidade médica no cuidado de recém-nascidos em risco.

Outro problema que causa bastante preocupação é a osteoporose, que é acelerada durante o voo espacial. E a doença que torna os ossos frágeis pôde ser estudada durante as missões.

Graças às investigações que mostraram o envelhecimento acelerado dos astronautas, foi possível entender que a acidez aumenta a perda óssea e que ela pode ser combatida com menos ingestão de sal e com pílulas de bicarbonato. Resultado que, na Terra, levaria décadas para ser analisado.

De acordo com a ESA, uma pesquisa com a mistura de líquidos em baixa gravidade tem reflexos na indústria farmacêutica. É que os cientistas analisam a interação de dois líquidos e os resultados são úteis para empresas que desenvolvem medicamentos à base de anticorpos e no tempo de validade destes remédios.

Foram cerca de 400 experiências da Agência Espacial Europeia e outras milhares da Nasa, além da Agência Espacial Canadense, do Japão e da Rússia.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo