Covid-19: pesquisadores estudam potencial de plantas e fitoterápicos

Foram analisadas 39 espécies contra três sintomas

Publicado em 18/12/2020 - 10:52 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Plantas, chás, infusões. O que não falta nas redes sociais são dicas de solução caseira para dar um jeito na Covid-19.

Para esclarecer se dá para combater de forma natural a ação do novo coronavírus, um estudo científico avaliou o uso de fitoterápicos e de algumas plantas medicinais no tratamento da doença. Foram analisadas 39 espécies contra três sintomas: febre, tosse e inflamação ou dor na garganta.

Pesquisadores de cinco países, incluindo o Brasil, participaram dessa investigação. A professora Dâmaris Silveira da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília apresenta quais plantas foram consideradas positivas.

Plantas mais conhecidas como o capim santo, a malva e a folha de eucalipto fazem parte do grupo das que não são positivas nem negativas. Nenhuma dessas espécies foi considerada de alto risco mas não foram encontrados dados suficientes para comprovar que elas realmente funcionam.

A pesquisadora faz um alerta para quem está confiante no compartilhamento dessas dicas pela internet.

Para avaliar essas plantas medicinais, os pesquisadores fizeram um levantamento de informações científicas já existentes sobre espécies que são utilizadas dentro e fora do Brasil.

 

 

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo