Reino Unido e Argentina aprovam uso emergencial da vacina de Oxford

Fiocruz testa o imunizante e deve enviar pedido de registro em janeiro

Publicado em 31/12/2020 - 10:27 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Reino Unido primeiro e, logo depois, a Argentina aprovaram nessa quarta-feira (30) a autorização para uso emergencial da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. Foram os primeiros países a autorizarem o imunizante.

Aqui no Brasil, 10 mil voluntários participam do teste dessa vacina, com a supervisão da Fundação Oswaldo Cruz. Por isso, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, classificou o dia como histórico.

O Reino Unido, que tem 63 milhões de habitantes e, desde o dia 7, aplica na população a vacina da Pfizer/BioNTech, encomendou 100 milhões de doses do imunizante de Oxford, para garantir a vacinação de todos os seus habitantes.

Já a Argentina, com 43 milhões de moradores, começou nessa terça-feira a aplicar 24 milhões de doses da vacina Sputnik V, do Instituto Gamalea; comprou 10 milhões da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e, agora, anunciou a compra de mais 22 milhões de doses da vacina de Oxford.

No Brasil, onde vivem 210 milhões de pessoas, o governo federal encomendou 100 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e outras 40 milhões por meio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por enquanto, a vacina mais provável de chegar por esse consórcio também é a de Oxford.

Nísia Trindade anunciou que a Fiocruz deve enviar até o dia 15 de janeiro o pedido de registro permanente dessa vacina para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A expectativa da Fiocruz é de produzir as primeiras 1 milhão de doses na semana de 8 a 12 de fevereiro. A partir da semana seguinte, a meta passará a ser de 3 milhões e 500 mil doses por semana.

Os representantes da Anvisa se reuniram nessa quarta-feira com executivos do laboratório Pfizer. A agência reguladora mudou duas exigências para os fabricantes que quiserem fazer uso emergencial de vacinas no Brasil.

Com as novas regras, em vez de apresentar o cronograma completo de entrega das doses, agora basta os laboratórios informarem sobre a previsão de quantidade a ser entregue. E a agência autorizou que, no caso desse uso emergencial, o modelo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido seja nacional ou o mesmo já usado em outros países, como a Inglaterra.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo