Universo: Experimento sobre digestão no espaço volta à Terra este mês

Nasa selecionou projeto de estudantes do Mato Grosso

Publicado em 24/12/2020 - 11:25 Por Dimas Soldi - São Paulo

Água, oxigênio, vida. É o que a curiosidade humana quase sempre busca no espaço. Mas, os estudantes do ensino médio de uma escola de Sorriso, no Mato Grosso, também querem saber como funciona a digestão da lactose em ambientes onde a gravidade é menor do que na Terra, como numa base espacial. Quem explica é o aluno Eduardo Felipe Pagnan Vieira.

“Um dia a gente teve aula de biologia com outra professora e a gente pensou, por que não trabalhar com esse tema. Até chegar nesse que é hoje, intolerância a lactose em microgravidade''

Para isso, os estudantes enviaram ao espaço um tubo separado em três partes. No primeiro tem água; no segundo, lactose, lactobacilos em pó e caldo de carne, para imitar o estômago humano; e no terceiro tem um bactericida.

Um astronauta conduzirá o experimento no espaço. A professora Michele Poleze explica como vai funcionar.

“A água é misturada junto com a lactose e as bactérias e o meio nutritivo, iniciando o experimento. Corta. Depois de 10 dias, o astronauta torna a interagir com nosso experimento. liberando o antibiótico que finaliza o experimento”

O experimento já está na Estação Espacial Internacional. Foi enviado por um foguete no dia 6 de dezembro, de uma base dos Estados Unidos.

De acordo com a aluna Karine Gabriella Ascoli, pode haver uma maior intolerância da lactose no espaço.

“A gente escolheu a lactose pq a gente acha que possa haver influência da baixa gravidade na degradação da lactose. a gente supõe que possa resultar numa intolerância. a gente quer entender se há alguma influência.”

O projeto brasileiro faz parte de um programa dos Estados Unidos, que leva experimentos de estudantes à estação espacial internacional. Tudo é chancelado pela Nasa, a agência espacial norte-americana. E o Brasil é o primeiro país fora da América do Norte a participar, como explica Lucas Fonseca, diretor da missão Garatéa, organização responsável pelo projeto.

Um dos objetivos do projeto é também estimular nos estudantes o interesse pela pesquisa espacial. A aluna Larissa de Oliveira Paes ficou empolgada.
''Pensar que tem algo que eu toquei com minhas mãos dentro de um foguete, lá, com astronautas que estudaram anos pra estar lá e é uma história que a gente vai poder contar pros nossos netos, nossos familiares, e até pras pessoas que acham que não conseguem fazer algo tão extraordinário com pouca idade, é muito incrível mesmo”

O foguete volta à Terra agora em janeiro, quando os alunos poderão analisar os resultados do experimento.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo