Pesquisadores da UFRJ fazem campanha para comprar meteorito

Publicado em 05/01/2021 - 16:22 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram uma campanha online de financiamento coletivo, para a compra de um meteorito.  Com aproximadamente 1,5 tonelada, trata-se do terceiro maior fragmento desse tipo encontrado no Brasil, e pode ajudar a compreender a formação e a evolução do sistema solar.

Os pesquisadores esperam conseguir R$ 400 mil para a compra e o transporte da peça, que se encontra no estado de Goiás.

A diretora do Museu da Geodiversidade do Instituto de Geociências da UFRJ, Kátia Leite Mansur, explica que a ideia é expor o meteorito na instituição.

O meteorito foi descoberto por garimpeiros, em uma propriedade rural da cidade goiana de Campinorte, na década de 1990. Segundo a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, curadora do Museu Nacional da UFRJ, é uma peça rara, única no mundo, e com grande valor científico. A professora teme que, caso não consiga comprar o meteorito, há o risco de ser adquirido por pesquisadores estrangeiros.

Até o momento, a campanha conta com a colaboração de 78 doadores; e já arrecadou R$ 15 mil.

Quem quiser ajudar na campanha pode entrar em contato pelo telefone (21) 3622-3400 ou acessar o site transparencia.coppetec.ufrj.br

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo