Fiocruz sugere restrição de atividades e máscara em 80% da população

Recomendação pode reduzir 40% da transmissão no país

Publicado em 24/03/2021 - 13:42 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sugerem a adoção de medidas rígidas para o bloqueio da transmissão da doença em todos os estados, capitais e municípios que se encontram na zona de alerta crítico. A recomendação está em mais uma edição extraordinária do Boletim do Observatório Covid-19.

As principais sugestões da Fiocruz são a restrição das atividades não-essenciais por cerca de 14 dias, para redução de aproximadamente 40% da transmissão, e o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.

O documento divulgado nessa terça-feira (23), destaca ainda o agravamento do cenário nacional, que apresenta números extremamente altos de casos de mortes diárias por covid-19, a permanência da tendência de aceleração da transmissão vírus e o quadro muito crítico das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 no Sistema Único de Saúde em todo o Brasil.

Nesta semana o Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, emitiu nota em que também pontua a necessidade da adoção de medidas urgentes para reverter a escalada nacional de infecções e mortes pelo coronavírus no país.

O pesquisador da UFRJ e integrante do grupo, Guilherme Travassos, alerta que somente a vacinação em massa para todos os grupos vai frear a evolução da pandemia, mas enquanto isso não acontece é preciso intensificar as medidas de isolamento social.

Segundo os pesquisadores, nas duas últimas semanas foi observado no Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 da UFRJ  um aumento significativo do número de testes positivos em relação às duas semanas anteriores, o que, segundo eles, representa risco de aumento da transmissibilidade e, consequentemente, um potencial de explosão de casos nas próximas semanas.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo