Hospital da UFMG testa novo PET Scan para tratamento do câncer de mama

Publicado em 01/11/2021 - 08:01 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Utilizado em outros países, e inédito no Brasil, um novo contraste para exames de PET Scan está sendo testado no Hospital das Clínicas da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.

A novidade é indicada para pacientes em tratamento de câncer de mama, que precisam fazer o mapeamento PET Scan, exame que detecta a presença de células tumorais em outras partes do corpo, o que indica metástase.

O Coordenador do Setor de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG, Clécio Lucena, explica que, no Brasil, o mapeamento é feito com o marcador de contraste chamado 18F-FDG. Agora, está sendo avaliado se este outro marcador, 18F-FES, é mais eficaz para detectar o avanço ou a eficácia do tratamento de câncer de mama. Mas Clécio Lucena alerta que o PET Scan não é indicado para detectar a doença, e sim para o acompanhamento.

Segundo os pesquisadores, o medicamento utilizado no PET Scan pode ser mais eficaz no combate ao câncer de mama porque tem afinidade com os tumores receptores do hormônio estrogênio. Além disso, o 18-F FES pode detectar metástase, o que poderia não ser indicado no marcador tradicional.

Os pesquisadores perceberam que o novo marcador é capaz de detectar alguns tipos de câncer de mama com crescimento lento ou tumores pequenos, que são pouco captados pelo marcador tradicional, o FDG. Os testes realizados com pacientes do Hospital das Clínicas da UFMG vão analisar se o chamado radiofármaco causa menos efeitos colaterais e se é menos agressivo.

O 18F-FES já é utilizado em outras partes do mundo e pôde ser aplicado pelos pesquisadores da UFMG após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Clécio Lucena, da faculdade de medicina da UFMG, destaca a importância do financiamento de pesquisas, como forma de melhorar a qualidade dos procedimentos médicos para a população.

Caso o uso do 18F-FES apresente maior eficácia e benefícios, poderá ser incorporado pelo SUS para uso na população em tratamento de câncer que precise do exame.

Cabe destacar que o Outubro Rosa alerta para a importância da prevenção. Com a pandemia, os exames de acompanhamento diminuíram consideravelmente e a doença é identificada, nas pacientes, já em estágio avançado. Por isso, é preciso realizar a mamografia periodicamente.

Edição: Nádia Faggiani - Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo