Anac recebe pedido de certificação de aeronave de pouso vertical

Publicado em 13/02/2022 - 14:11 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, recebeu o primeiro pedido de certificação de aeronave de pouso e decolagem vertical para operação em cidades. O órgão já validou a solicitação e deu início ao processo para certificar o equipamento da empresa Eve, que pertence à Embraer.

Segundo a Anac, a certificação vai acompanhar o desenvolvimento da aeronave EVE-100, que ainda está em estágio inicial. Essa é uma nave do tipo eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical. Ela funciona como um helicóptero, sem precisar de uma pista para decolar.

Uma série de etapas e vai avaliar requisitos de segurança, que são baseados em critérios já estabelecidos e alinhados com outras autoridades internacionais. Esse processo deve ajudar também no desenvolvimento do ambiente regulatório

Segundo o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, o Brasil entra para o grupo de países que desenvolvem aeronaves com essa tecnologia. E essa certificação não mira apenas o mercado nacional.

O EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros e um piloto. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono, de acordo com a empresa desenvolvedora.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo