Aumento de satélites artificiais coloca em risco estudos astrônomicos

Publicado em 27/05/2022 - 15:51 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento do número de satélites artificiais orbitando a Terra pode pôr em risco estudos astronômicos e deixa pesquisadores em alerta. Atualmente são cerca de 5 mil em órbita, mas, de acordo com um estudo americano, outros 65 mil devem subir ir para o espaço nos próximos anos.

Boa parte desses satélites são para levar internet a regiões remotas. No entanto, a luz refletida por esses equipamentos polui as imagens feitas pelos laboratórios na Terra.

Projetos que observam grandes áreas são os mais prejudicados. Isso é o que deve acontecer no caso do Vera Rubin, telescópio de 8 metros que está sendo construído no Chile para observar o céu inteiro, como explica o astrônomo residente no telescópio SOAR, Felipe Navarete.

A União Astronômica Internacional criou, inclusive, um comitê para auxiliar as empresas a reduzir a interferência dos satélites, diz o astrônomo.

A SpaceX e a OneWeb informam em seus sites que realizam ações para minimizar o impacto dos satélites nas observações astronômicas.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo