Fósseis achados no Brasil explicam voadores mais primitivos do mundo

Publicado em 03/05/2022 - 16:02 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um réptil encontrado há mais de uma década, no Rio Grande do Sul, pode ajudar a escrever uma página importante da paleontologia, ciência que estuda a evolução da vida na Terra. O animal era o voador mais primitivo do mundo e teria habitado a região há mais de 220 milhões de anos. Trata-se do Faxinalipterus minimus, denominado assim devido ao tamanho pequeno, que seria próximo ao de um pardal.

Agora, pesquisadores do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras instituições, apresentaram uma revisão que aponta a descoberta de duas espécies distintas. Isso foi possível diante da comparação com um novo fóssil encontrado, recentemente, no mesmo local onde o anterior havia sido recolhido, município gaúcho de Faxinal do Soturno.

O novo fóssil, que recebeu o nome Maehary bonapartei, é composto por um crânio incompleto, partes da mandíbula, de uma escápula e de vértebras. O estudo já foi publicado por uma revista científica.

O especialista em pterossauros que atualmente dirige o Museu Nacional, Alexander Kellner, dá detalhes do achado. Foi com a ajuda de um tomógrafo que os pesquisadores desvendaram o enigma. O aparelho faz uma análise não-destrutiva, que permite a visualização de detalhes anatômicos ainda recobertos pela rocha onde o fóssil está preservado. Neste contexto, a nova espécie Maehary bonapartei foi posicionada como o membro mais primitivo dentro da linhagem dos pterossauromorfos até os pterossauros, estes totalmente adaptados ao voo.

O nome Ma'ehary, significa “quem olha para o céu” em Guarani-Kaiowa . E Bonapartei homenageia o principal pesquisador de vertebrados fósseis da Argentina, José Fernando Bonaparte , falecido em 2020. Ele atuou com paleontólogos brasileiros na coleta e descrição de vertebrados extintos que viveram no período Triássico, dominado por répteis e no qual as rochas foram formadas.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo