Rio de Janeiro vai receber evento global de tecnologia em 2023

Publicado em 03/05/2022 - 14:58 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro vai sediar, em maio de 2023, o maior evento mundial de tecnologia e que acontece todos os anos em Lisboa. É a primeira vez que o Web Summit acontecerá na América Latina. A expectativa é reunir empresas de tecnologia que estão em rápida expansão no Rio e que chegam a um valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão.

A escolha da cidade foi anunciada, nesta terça-feira, em coletiva de imprensa com o prefeito Eduardo Paes e integrantes do evento internacional e vale para os próximos seis anos. A primeira edição acontece entre os dias 1 e 4 de maio do ano que vem, no RioCentro, além de atividades em outros locais do Rio, como o Museu do Amanhã.

Ainda segundo Paes, não haverá investimento de dinheiro público no evento. Tudo será patrocinado pelo Senac. Ele acredita que o Web Summit vai consolidar o Rio de Janeiro como um polo de inovação na América Latina e será uma oportunidade para atrair empresas, negócios e investimentos, além de qualificação para os jovens.

O co-fundador do Web Simmit Paddy Cosgrave explicou que o encontro de tecnologia da capital portuguesa também vai acontecer e que o Web Summit Rio deve atrair milhares de visitantes. Afinal, o Brasil é considerado o país da América Latina com a liderança da maior parte do crescimento de empresas de tecnologia no mundo. Segundo ele, das 27 empresas de tecnologia com crescimento rápido no continente latino, 21 estão no Brasil, o que pesou bastante para a escolha do Rio.

O grupo tem origem em Dublin, na Irlanda, e organiza os eventos Web Summit em Lisboa, no Rio de Janeiro, em Toronto e em Hong Kong. E todos tem o objetivo de reunir fundadores e presidentes de empresas de tecnologia, startups de rápido crescimento, formuladores de políticas e chefes de estado para discutir os próximos passos no setor de tecnologia.

Com a colaboração de Akemi Nitahara, da Agência Brasil

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio

Por causa das condições favoráveis de geração de energia, a bandeira tarifária deve permanecer verde até dezembro. Há 25 meses, o preço da conta não sobe no país. Por causa do fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. 

Baixar arquivo
Geral

Conferência Internacional das Favelas começa hoje no Complexo da Penha

O encontro tem como objetivo discutir desafios e propor soluções para questões sociais, econômicas e culturais, enfrentadas nas favelas.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Indígena é encontrado com sinais de espancamento e queimaduras em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo