Embrapa lança máquina para auxiliar quebradeiras de coco de babaçu

Publicado em 04/07/2022 - 13:13 Por Márcia Fernandes - Repórter da TV Brasil - Brasília

Fruto de palmeiras que crescem na Mata dos Cocais, na área de transição entre a Caatinga, o Cerrado e a Amazônia, o coco de babaçu é considerado um tesouro para as famílias que vivem no Maranhão e outros estados da região. O coco pode ser transformado em óleo, usado na fabricação de cosméticos e sabonetes. Também é possível fabricar bolos, doces e outros alimentos. A casca pode ser usava na fabricação de carvão e a palha das palmeiras pode ser trabalhada em cestos e outros artesanatos

Antônia Vieira vive no povoado de Pedrinhas, numa comunidade quilombola em Itapecuru Mirim, no Maranhão. Junto de outras mulheres, ela trabalha com a produção de sorvetes, biscoitos e pães, a partir do coco de babaçu. Ela conta que antes, apenas com extrativismo, o produto era moeda de troca e sobrevivência. Mas, agora, gera renda para as famílias.

O trabalho das quebradeiras de coco é antigo e passa de geração em geração. O costume era se sentar no chão e usar facões, porretes ou machados, para separar cada parte do coco e retirar a amêndoa. Mas a tarefa não é fácil por que a posição é incomoda e gera lesões e dores nas trabalhadoras. Isso sem falar do risco de cortes e acidentes. Para reduzir o desconforto e melhorar a segurança dessas mulheres, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolveu uma máquina para quebrar o coco. A ferramenta é simples, mecanizada e ergométrica. A trabalhadora permanece sentada em uma cadeira adaptada e com o uso de uma alavanca e um pouco de força, consegue quebrar o coco de babaçu. O pesquisador José Mário Frazão trabalhou na criação da ferramenta. Ele conta que a máquina custa pouco mais de R$ 1.000 e o objetivo agora é tornar o produto mais barato e acessível.

Desde criança, a Antônia, que conhecemos no início desta reportagem, via a mãe quebrar o coco de babaçu da forma tradicional, com o uso de machado. Na comunidade onde ela vive, agora existem duas máquinas. Para ela, a nova ferramenta vai ajudar muito as mulheres que tiram o sustento do fruto.

A tecnologia recebeu no ano passado o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Os recursos para o desenvolvimento da ferramenta vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, por meio de um projeto feito entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo