Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa neste sábado

Publicado em 14/10/2023 - 08:39 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 14/10/2023 - 09:15

O maior evento de popularização da ciência no Brasil começa neste sábado (14) em todo o país.

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz nesta edição o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável focando na importante contribuição que a ciência pode dar para a implementação dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Até o dia 22 de outubro, o público vai poder participar de feiras, mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Muitas soluções inovadoras vão ser apresentadas durante o evento. A coordenadora de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Denise Gutierrez, conta que o estande da instituição trará inovações, como o purificador de água movido a energia solar, desenvolvido pelo INPA, que já está sendo usado no Amazonas.

As ações e eventos da Semana da Ciência e Tecnologia, todos gratuitos e abertos, estarão em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus, fundações, apoio a pesquisa, parques ambientais, entre outros locais.

Em Brasília, a programação vai se concentrar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde os visitantes poderão conferir de perto a exposição comemorativa dos 150 anos de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho.

No Rio de Janeiro, as atividades ocorrerão em diversas instituições entre elas a Fiocruz, UFRJ e Jardim Botânico. No Jardim Botânico, vai ter estandes sobre a flora e a biodiversidade brasileiras, oficinas de técnicas agroecológicas e até uma oportunidade de conhecer onde os cientistas trabalham. O presidente da Fundação Jardim Botânico, Sérgio Besserman, ressalta que os benefícios da ciência vão além da inovação e tecnologia.

Em Recife vai ser apresentado o programa Mata Atlântica de Suporte às Iniciativas de Recuperação Ambiental. E no Amapá, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia fará uma série de atividades de conscientização educativa com o tema Sustentabilidade e Educação Ambiental.

A programação da Semana da Tecnologia em todo o Brasil pode ser consultada no site semanact.mcti.gov.br .

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo