Sociedade pode opinar sobre uso de dispositivos digitais por crianças

Publicado em 27/11/2023 - 17:22 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O prazo para a sociedade civil enviar suas contribuições para a consulta pública a respeito do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes foi prorrogado. Agora, quem quiser enviar sua opinião ou contribuição pode fazer isso até o dia 7 de janeiro por meio da Plataforma Participa + Brasil. 

De acordo com o governo, as contribuições têm o objetivo de criar estratégias para uso consciente de celulares e tablets por crianças e adolescentes; e servirão para a elaboração de um guia oficial com orientações sobre o tema.

No preâmbulo da consulta, eles citam uma pesquisa global com 27 mil pessoas segundo o qual o bem-estar mental de crianças e adolescentes provou ser melhor quanto mais tarde ganharam seu smartphone ou tablet.  

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de até 2 anos não podem ser expostas a telas; e que crianças de 2 a 5 devem utilizar telas por no máximo 1 hora por dia. Já adolescentes com idade entre 11 e 18 anos não podem ultrapassar as 3 horas diárias. 

Até o momento, a consulta já recebeu mais de 400 contribuições de coletivos e organizações diversas. 

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo