Módulo lunar Peregrine retorna à Terra após missão ser abortada

Publicado em 18/01/2024 - 13:08 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O módulo lunar Peregrine, lançado no último dia 8 de janeiro, de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, está em rota de colisão com a Terra e deve fazer uma reentrada hoje (18) na atmosfera terrestre por volta das 18n, pelo horário de Brasília.  

Nas redes sociais, a Astrobotic informou que a Peregrine foi posicionada para uma reentrada segura e controlada na Terra a partir de uma área remota do Pacífico Sul. E que monitora continuamente a trajetória do módulo lunar e permanece em contato com o governo dos Estados Unidos.  

O pouso na Lua era planejado para 23 de fevereiro, porém cerca de sete horas após o lançamento foi detectado vazamento de combustível, numa quantidade que obrigou a missão a ser abortada.  

Uma teleconferência da empresa Astrobotic Technology, em conjunto com a Nasa, está prevista para esta sexta-feira (19) para atualizar o status da missão que pretendia fazer o primeiro pouso norte-americano na Lua em 50 anos.   

Nesta nova etapa da corrida espacial, a Nasa está realizando uma série de parcerias com a iniciativa privada para uma exploração lunar robótica.  

No caso da Peregrine, a Agência Espacial Americana desembolsou o valor de 118 milhões de dólares. A ideia é que estas sondas, módulos e robôs façam uma coleta de dados sobre a superfície lunar e auxiliem outras pesquisas científicas de maneira antecipada à próxima missão tripulada até a lua, prevista para 2026. 

Mesmo com o fracasso desta primeira parceria, uma nova empresa privada, com sede em Houston, nos Estados Unidos, fará em fevereiro uma nova tentativa de pouso na Lua em parceria com a Nasa. 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo