Uso de inteligência artificial nas eleições preocupa especialistas

Notícias falsas podem ser geradas por estes aplicativos

Publicado em 06/01/2024 - 08:50 Por Antônio Trindade - Repórter da TV Brasil - Brasília

Trabalhadores, especialistas e órgãos públicos têm cobrado a regulamentação do uso das ferramentas de inteligência artificial. Além de provocar transformações nos empregos, essa tecnologia pode ser um desafio para as eleições, 2023 foi o ano em que os aplicativos de inteligência artificial se popularizaram, ferramentas como chat GPT, Midjourney o Google assistente só para citar alguns estão transformando a rotina de pessoas e empresas e acenderam um alerta para muitos profissionais.

Há alguns meses atrás, um vídeo da atriz norte-americana, Elizabeth Osen, falando em português, viralizou na internet. Sabe por que esse alvoroço? A dublagem foi feita por inteligência artificial.

Um relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que 1/4 dos empregos vai mudar nos próximos cinco anos. Em todo mundo 69 milhões de postos de trabalho serão criados, ao mesmo tempo em que 83 milhões serão eliminados. Áreas ligadas ao uso da inteligência artificial estarão entre as mais promissoras e já tem profissionais preocupados com todas essas possibilidades que a tecnologia pode gerar.

Para o ator e dublador profissional Marcelo Trigo, embora a técnica da dublagem ainda não possa ser substituída com perfeição é preciso regulamentar o uso das ferramentas para proteger o setor: "Os artistas de voz não temem que a inteligência artificial nos tire o trabalho porque nós não vamos deixar isso acontecer. É uma classe muito forte, muito unida. Mas na contrapartida que novos produtos podem surgir que podem nos beneficiar. Nós temos que regulamentar as nossas leis e impedir que que AI nos roube as vozes."

E não são apenas as empresas ou profissionais que devem se preocupar com essas tecnologias. 2024 é ano de eleições municipais e essas tecnologias podem oferecer um desafio ao Brasil: evitar o uso para gerar uma avalanche de notícias falsas durante o pleito. Por meio da inteligência artificial é possível fazer um candidato falar algo que ele nunca disse ou diria. E o pior é muito difícil para o eleitor perceber que trata-se de uma notícia falsa.

Para Paula Bernardelli da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político a legislação atual já abarca algumas situações que envolvem essas ferramentas, mas é preciso avançar na responsabilização das empresas que desenvolvem essas tecnologias: "A gente tem aí um conteúdo potencialmente perigoso que pode colocar em risco uma estrutura democrática de um país. Criar uma legislação que coloque uma responsabilidade nessas empresas de tecnologia para que sejam obrigadas eventualmente a identificar os conteúdos que são produzidos com inteligência artificial parece um caminho legislativo interessante e urgente.

Em dezembro durante evento no Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados o do Tribunal Superior Eleitoral Alexandre de Moraes cobrou do Congresso Nacional uma regulamentação do uso desses aplicativos para garantir a lisura da corrida eleitoral.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo