História Hoje: 25 anos do lançamento da missão Stardust

Publicado em 07/02/2024 - 08:00 Por História Hoje - Brasília

O desafio de coletar amostras de um cometa e trazê-las de volta à Terra. Essa era a missão da Stardust. A espaçonave foi lançada da Estação Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 7 de fevereiro de 1999. A expectativa dos cientistas era encontrar evidências de como o Sistema Solar foi formado.

Depois de uma longa viagem, a missão pioneira dos Estados Unidos alcançou o cometa "Vilt-2" , em 2004, chegando a ficar a pouco mais de 200 quilômetros dele. Sem ter como pousar, uma substância chamada aerogel foi usada durante o sobrevoo para que as partículas ficassem grudadas em uma espécie de raquete.

A espaçonave registrou mais de 70 imagens que revelaram a estrutura do cometa. Os cientistas ficaram surpresos ao constatar a existência de “buracos profundos com quilômetros de extensão, delimitados por falésias verticais e até salientes”.Não havia crateras de impactos como as que existem na superfície da Lula.

Dois anos depois desse encontro, em janeiro de 2006, a cápsula com o material coletado pousou no Campo de Testes e Treinamentos da Força Aérea dos Estados Unidos no deserto de Utáh. A Stardust foi a primeira espaçonave a trazer material extraterrestre de fora da órbita da Lua para a Terra. As amostras indicaram que alguns cometas podem ter absorvido materiais liberados do Sol primitivo.

Em 2011, a espaçonave foi destinada a uma nova missão chamada Stardust-NEXT.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje:

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jaílton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição: Bianca Paiva

Publicação Web: Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo