Tecnologia com uso de drones pode ajudar no combate à dengue em SP

Publicado em 05/02/2024 - 18:43 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Uma tecnologia já usada para o controle biológico de pragas pode ser aplicada para diminuir ou neutralizar o mosquito transmissor da dengue. Isso é o que propõe a startup paulista Birdview, que utiliza drones com insetos ou agentes biológicos para controle de pragas nas lavouras.

Os insetos são colocados dentro de módulos acoplados em drones e são soltos de forma controlada para que eles não sofram estresse e sejam competitivos. A pesquisa e desenvolvimento da tecnologia tem apoio da Fapesp e da Embrapa Instrumentação.

Essa tecnologia existe há oito anos e é utilizada para combater pragas em lavouras de cana de açúcar e de soja, por exemplo; e a tecnologia de drones também é utilizada para soltura de sementes com fins de reflorestamento ambiental.

Ricardo Machado, cofundador da startup, explicou as vantagens do controle biológico de pragas sobre os inseticidas tradicionais.

Atualmente, existem duas tecnologias para esterilização do Aedes aegypti. Uma é utilizando a radiação nuclear para esterilizar o macho; outra, desenvolvida pela Fiocruz, é o uso de uma bactéria, a Wolbachia, que inibe e impede a transmissão do vírus da dengue. 

Ricardo Machado afirmou que tem feito testes com produtores de mosquitos Aedes aegypti estéreis por meio de radiação nuclear em áreas menores.

Em março do ano passado, a Fiocruz anunciou investimentos de mais de R$ 100 milhões em uma fábrica de mosquitos com a bactéria, mas ainda não há definição de onde será essa fábrica.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo