Votação para presidente a cada quatro anos começa em 1889

Publicado em 10/07/2014 - 08:00 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Foi no ano de 1889 que o Brasil deu início a sua primeira República. A mudança trouxe a figura do Presidente, que passou a ser eleito em votação direta a cada quatro anos.

 

Conhecido como Primeira República ou República Velha, esse período durou até o ano de 1930 e ficou marcado pela chamada política do Café com Leite. Recebeu esse nome porque os grupos políticos de Minas Gerais – estado conhecido pela produção de leite – e São Paulo – maior produtor de café da época – se revesavam na presidência e dominavam a política nacional.

 

Apesar de trazer avanços, a República continuava excluindo mulheres e analfabetos do processo eleitoral. Fazendo com que a maior parte da sociedade ficasse de fora das eleições. Para se ter uma ideia, em 1894 votaram apenas 2,2% da população. Isso sem falar nas fraudes eleitorais, muito comuns nesse período.

 

Boletim das Eleições: Publicado de segunda a sexta, com histórias, curiosidades, dicas e prazos do processo eleitoral. 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo