Celina Guimarães Vianna foi primeira eleitora do país

Publicado em 24/02/2015 - 07:14 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

A edição do Viva Maria desta terça-feira (24) presta homenagem às mulheres que nos idos de 1910 deram início ao movimento pelo sufrágio feminino - a começar pela professora Deolinda Daltro, que fundou no Rio de Janeiro o Partido Republicano Feminino. Impossível esquecer também a luta que se travou a partir de 1919 quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.

 

No nordeste, a pioneira professora Celina Guimarães Vianna conseguiu seu registro para votar na década de 20, e é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, ela requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró-RN em novembro de 1927.


O Rio Grande do Norte ingressou na história do Brasil como o Estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Foi lá também que as brasileiras conseguiram eleger a primeira prefeita do Brasil. O fato aconteceu em 1929, quando Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.

 

De lá pra cá, como diz a atriz Cida Mendes, na pele de sua personagem Concessa, continuamos muito “pouquinha”. Nossa baixa representatividade no Congresso Nacional chega a ser aviltante. No Senado, hoje, são 13 senadoras no total de 81 cadeiras (16%). Na Câmara, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.


E se você aí se pergunta afinal por quê ainda vivemos tamanha desigualdade, escute agora a opinião da jornalista Jacira Mello que é diretora executiva do Instituto Patricia Galvão e há anos debate a relação que nós Marias temos com o poder.

 

Até sexta-feira (27), Viva Maria promove a Semana Chiquinha Gonzaga, em homenagem aos 83 anos do voto feminino no Brasil.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo