Movimentos sociais fazem ato no Rio em defesa da democracia

Publicado em 01/04/2015 - 10:03 Por Glaucus Arruda - Rio de Janeiro

Movimentos sociais se reuniram nesta terça-feira (31) na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para debater temas como democracia, direitos sociais e mudanças nos rumos da política no país.

 

Estiveram presentes no evento membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), centrais sindicais e da União Nacional dos Estudantes (UNE). O diretor financeiro da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio, Antônio José, definiu o propósito do ato.

 

Sonora: "Isso aqui é só uma reunião, uma plenária de vanguarda, não é um ato de massa, é um ato pra começar a discutir que calendário a gente vai criar. É bobagem subestimar esse negócio, achar "a CUT nos últimos anos desistiu da rua". Não desistiu da rua! Tinha uma circunstância que colocava pra gente a hipótese de não ter que necessariamente ir pra rua. Quem está pautando que a gente vá pra rua novamente são os conservadores. Isso aí a gente sabe fazer. Pra rua a gente vai."

 

Jadir Batista, membro da CUT do Rio de Janeiro e coordenador do setor naval, destacou que o encontro também teve o objetivo de discutir políticas para fortalecer o setor.

 

Sonora: "Na realidade, estão estrangulando o setor, onde você tem mais de 250 mil demissões, no Rio de Janeiro temos 15 mil demissões só no nosso setor, são 22 estaleiros, e nós estamos preocupados com isso também. Dentro desse contexto da precarização e do estrangulamento do setor naval, esse ato também vem em defesa do emprego, em defesa da Petrobras, em defesa do Brasil. Se nós estamos defendendo a Petrobras, estamos defendendo o Brasil, e defendendo as empresas estatais"

 

O prefeito de Maricá e presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Rio, Washington Quaquá, afirmou que a esquerda brasileira deixou as ruas, e que é necessário que haja uma discussão para que esse quadro se reverta.

 

Sonora: "Acho que a mea culpa é essa. A esquerda se burocratizou e saiu das ruas, e a esquerda deixou também de ser esquerda quando não estabeleceu uma pauta de reforma. Para voltar pra rua precisa estabelecer uma pauta de reformas para poder estar à altura da conjuntura política brasileira". 

 

No dia 7 de abril, está marcado um ato nacional mobilizando vários movimentos sociais em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo