Presidente licenciado da Eletronuclear é preso

Publicado em 28/07/2015 - 11:13 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Foi preso nesta terça-feira (28) durante a 16ª fase da Operação Lava Jato o presidente licenciado da Eletronucelar, Othon Luiz Pinheiro da Silva. Ele é acusado receber dinheiro para favorecer contratos que empreiteiras tinham com a Eletronuclear, empresa subsidiária da Eletrobrás.

 

A estimativa da Polícia é que Othon Luiz tenha recebido, pelo menos R$ 4,5 milhões do esquema. O procurador Athaíde Ribeiro Costa explicou em entrevista coletiva em Curitiba que, a partir de um aditivo de contrato em Angra 3, o consórcio que atua nas obras da usina pagou a propina por meio de empresas intermediárias que eram de Othon Luiz.

 

Outro preso é Flávio Barra, executivo da empreiteira Andrade Gutierrez, apontado pela Polícia Federal como o representante da empresa que discutia valores no esquema de contratos em Angra 3. O nome dele foi citado na delação premiada de Dalton Avancini, presidente da empreiteira Camargo Correa, que também fazia parte do esquema. 

 

Em nota, a Andrade Gutierrez disse que sempre esteve à disposição da Justiça e que os advogados da empresa analisam os termos da ação policial antes de se pronunciarem.


Os dois executivos estavam no Rio de Janeiro e serão levados para Curitiba. Essa foi a 16ª  fase da Operação Lava Jato que, dessa vez, tem como foco os contratos de empreiteiras com a Eletronuclear e a possível formação de cartel e irregularidades em licitações nas obras de Angra 3.


Durante a coletiva de imprensa, o procurador Athaíde Costa chegou a dizer que a corrupção é endêmica no país.


Foram cumpridos, ainda, cinco mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada à ir com os policiais. Todos eram executivos ligados à empreiteiras ou à empresas de engenharia.

 

Foram cumpridos também mais de 20 mandados de busca e apreensão.

 

(áudio e texto atualizados às 12h50 para complementação de informações)

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo