Servidores pedem saída de ministro da Transparência

Publicado em 30/05/2016 - 15:07 Por Danyele Soares - Brasília

* Matéria atualizada às 16h14 para inserção de sonora 

 

Cerca de 500 servidores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle protestaram em frente ao prédio da pasta para pedir a saída do ministro Fabiano Silveira. Eles lavaram a escadaria do prédio e fizeram uma limpeza no nono andar, onde fica o gabinete do ministro. O grupo também impediu a entrada de Fabiano Silveira.

 

Os servidores querem a exoneração do ministro após reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, que mostra uma conversa entre ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

 

No diálogo, Fabiano Silveira criticou a Operação Lava Jato e orientou Calheiros e Machado a se defenderem na Operação. Ele ainda disse que a Procuradoria-Geral da República está perdida ao comentar as investigações da Lava Jato envolvendo Sérgio Machado.

 

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Rudinei Marques, o caso exige respostas rápidas do presidente interino, Michel Temer. O sindicalista afirma que cerca de 200 servidores que estavam em funções de chefia e de assessoramento entregaram os cargos. E destaca:

 

Mas, em nota, o ministro respondeu que esteve na residência oficial do Senado, por ser servidor de carreira da Casa, mas que não sabia da presença de Sérgio Machado. Fabiano Silveira diz que não nunca teve nenhuma relação profissional ou pessoal com Machado.

 

Ele garantiu que jamais intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiros e afirmou que é despropositado sugerir que o Ministério Público possa sofrer qualquer tipo de interferência externa.

 

Em reunião do presidente interino com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a determinação do governo por enquanto é de que Fabiano Silveira continua no cargo.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo