Lewandowski rejeita questões de ordem de opositores ao impeachment

Publicado em 09/08/2016 - 15:55 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A sessão começou pouco antes das dez da manhã e os senadores passaram quase três horas discutindo questões de ordem. Foram dez, todas apresentadas por senadores contrários ao impeachment.

 

Os pedidos foram desde a suspensão da fase de pronúncia até a declaração de suspeição do relator, o senador Antônio Anastasia, e o desmembramento das denúncias.

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowiski, negou todas. Disse que a questão de ordem servia apenas para o caso de dúvidas de procedimento e não de mérito do processo.

 

A única questão de ordem acatada e que causa algum efeito na sessão é a que pedia para que não houvesse censura nos discursos dos parlamentares.

 

Mais cedo, no início da sessão, Lewandowiski pediu que os senadores agissem com coragem e independência, de acordo com suas consciências e  com a Constituição.

 

O relator Anastasia falou por meia hora. Reafirmou ver indícios de crime de responsabilidade por parte da presidenta afastada no caso dos três decretos editados sem autorização do Congresso Nacional e das chamadas pedaladas fiscais. E rebateu o argumento de conluio contra Dilma Rousseff.

 

A acusação diz que está tranquila e que essa é uma chance de passar o país a limpo, como falou o jurista Miguel Reale Júnior, um dos autores do processo de impeachment.

 

Já a defesa lamenta o longo tempo da sessão. O advogado José Eduardo Cardozo diz que a preocupação é quanto aos trabalhos na madrugada.

 

Após intervalo de uma hora, os senadores passaram para a fase dos discursos. Mais de 40 parlamentares se inscreveram para falar pelo tempo de dez minutos cada. Acusação e defesa também falam por 30 minutos e depois será  a votação aberta no painel eletrônico.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo