Atuação de milícias nas campanhas do Rio deve ser investigada pela PF

Publicado em 30/09/2016 - 10:14 Por Karol Assunção - Rio de Janeiro

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE-RJ) quer que a Polícia Federal investigue a intervenção de milícias nas eleições do estado.


A suspeita é de que elas estariam cobrando de R$ 15 mil a R$ 120 mil de candidatos para que possam fazer campanha em áreas da zona oeste do Rio de Janeiro e cidades do Grande Rio.


Segundo a procuradoria, o valor das taxas era definido de acordo com o número de eleitores de municípios como Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu e Seropédica.


O procurador regional eleitoral Sidney Madruga, autor do pedido, explica que a denúncia foi feita com base em reportagens divulgadas na mídia.


O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Direito Thiago Bottino diz que a violência eleitoral aumentou no Rio de Janeiro. Para ele, essa violência está relacionada ao crescimento do poder das milícias na região.


A abertura do inquérito solicitado pela PRE está a cargo da Delegacia de Defesa Institucional (Delinst).

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo