Empresários dizem que terceirização gera emprego; sindicatos e juízes apontam precarização

Terceirização

Publicado em 24/03/2017 - 00:43 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Os empresários começaram o dia comemorando a aprovação do projeto de lei que regulamenta o trabalho terceirizado no Brasil.

 

Em nota, a Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, afirmou que a terceirização é uma oportunidade para geração e manutenção de empregos.

 

Segundo a federação, a nova regra também vai garantir o direito de 12 milhões de trabalhadores que já trabalham em regime de terceirização.

 

A posição do maior sindicato de empresários do país é bastante diferente da avaliação feita pela maior central de sindicato de trabalhadores, a CUT.

 

Em nota, a Central Única dos Trabalhadores chamou a votação do projeto de lei de manobra espúria do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Democratas, que tirou da gaveta um projeto de 1998, e não honrou o compromisso firmado com as centrais sindicais de suspender a votação da terceirização enquanto ela não fosse discutida com os trabalhadores.

 

Segundo a CUT, a terceirização vai criar relações de trabalho precárias.

 

Empresários do comércio e serviços também comemoraram. Para Ivo Dell'acqua, vice-presidente da Fecomercio, de São Paulo, a lei traz segurança jurídica para empresários e trabalhadores.

 

Perguntado se a terceirização ampla e irrestrita não vai significar a substituição de trabalhadores com carteira assinada por trabalhadores terceirizados, ele afirmou que esse receio é fantasioso.

 

Os juízes do trabalho se colocaram contra o projeto da terceirização. A Anamatra, a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, apresenta dados para argumentar que o trabalho terceirizado significa perda de direitos, como perda salarial média de 30% e índice de acidentes de trabalho na casa dos 80%.

 

Para o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, o texto aprovado está longe de trazer segurança jurídica.

 

Para o texto aprovado pelo Congresso virar lei, ele precisa ser sancionado pelo presidente Michel Temer. Antes disso, as centrais sindicais estão convocando um dia nacional de mobilização para o dia 31 de março.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo