Ministro Eliseu Padilha será investigado por suspeita de prática de crime ambiental

Inquérito

Publicado em 15/03/2017 - 23:59 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski abriu nessa quarta-feira inquérito para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A suspeita é de prática de crime ambiental.

 

O pedido para abertura de inquérito foi feito no fim de fevereiro, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. De acordo com o procurador, a empresa da qual Padilha é sócio construiu um canal de drenagem em uma área de preservação permanente na cidade de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul. Rodrigo Janot pretende investigar os fatos e ouvir testemunhas e o próprio ministro sobre o caso.

 

Segundo a Procuradoria-geral da República, o ministro da Casa Civil é suspeito de destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. Para este crime, a pena prevista é de prisão de um a três anos, mais multa.

 

Em nota, a assessoria de imprensa do ministro Eliseu Padilha informou que, no fim do ano passado, firmou um Termo de Compromisso Ambiental com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul, para extinguir qualquer obrigação relativamente a tal fato.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo