Manifestantes do MTST são transferidos de delegacia para penitenciária de SP

Greve Geral

Publicado em 02/05/2017 - 16:02 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Os três manifestantes do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, que estavam presos em uma delegacia na zona leste de São Paulo, foram transferidos para uma penitenciária, também na capital paulista, onde devem aguardar o julgamento.

 

A transferência aconteceu sob protestos de cerca de outros 500 integrantes do movimento e de familiares dos presos que chegaram ainda de madrugada na delegacia.

 

Muito emocionada, Maurina Rodrigues Santos estava entre os manifestantes. O filho dela Ricardo Rodrigues é um dos presos.

 

Sonora: "Meu filho nunca tinha ido em uma porta de delegacia a não ser fazer BO de roubo de carro dele. Os outros faz os erros e quem paga é nós que é pobre e negro, que não tem dinheiro pra dá pra eles."


Além de Ricardo, também foram presos Juraci dos Santos e Luciano Firmino.

 

Segundo o MTST, eles participavam da greve geral na última sexta-feira e fecharam uma importante via de acesso à capital paulista, a Radial Leste.

 

Eles são acusados pelos crimes de incêndio, explosão e associação criminosa. Durante a greve, em todo o país, foi frequente ver manifestantes queimando pneus para obstruir vias em diversos locais do país.

 

O MSTS afirma que os três são presos políticos e entrou com o pedido de habeas corpus.

 

A juíza Marcela Filus Coelho, de São Paulo, negou o pedido de liberdade, alegando resguardo da ordem social.

 

Segundo o líder do MTST, Guilherme Boulos, o movimento vai recorrer da decisão.


Sonora: "Nós vamos entrar com um novo habeas corpus hoje ainda no TJ de sp exigindo a soltura imediata deles. Esperamos que seja aceito. Se for feito justiça, vai ser aceito. mas anda difícil confiar no judiciário ultimamente então caso não seja aceito, nós entraremos com recurso no superior tribuanl de justiça na quinta-feira, também pedindo a liberação imediata do Juraci, do Luciano e do Ricardo."

 

Só em São Paulo, pelo menos 36 pessoas foram detidas durante a greve geral. Apenas os três seguem presos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo