Ministro da Saúde diz que hospitais federais no Rio são “ineficientes”

Saúde

Publicado em 17/05/2017 - 16:28 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse, nesta quarta-feira (17), que a grave situação em que se encontram os hospitais e institutos federais no Rio é devida à ineficiência dessas unidades. A afirmação foi feita durante visita a Associação Comercial do Rio de Janeiro, no centro da cidade.

 

Ricardo Barros disse que é necessário ajustar o número de funcionários nas áreas onde há mais demanda e que a substituição de 600 funcionários temporários foi tema da reunião com os diretores das nove unidades federais. Ele determinou, também, a especialização de todos os hospitais federais para aumentar a produção e a qualidade dos procedimentos.

 

Durante o encontro, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Nelson Nahon, entregou ao ministro uma auditoria sobre a “situação caótica da saúde no Rio”. Do lado de fora do prédio, servidores da saúde fizeram um protesto contra a falta de medicamentos, de material e de novos concursos.

 

O ministro afirmou que os profissionais estão “insatisfeitos” por causa da implantação do ponto eletrônico, que já está em vigor. Nelson Nahon contestou as afirmações do ministro e disse que não se pode culpar os médicos pela situação “criminosa” em que se encontram os hospitais.

 

O Ministério da Saúde informou que o repasse anual para os hospitais e institutos federais do Rio de Janeiro permanecem regulares, no total de R$ 1,2 bilhão para o atendimento em saúde nas nove unidades. Ainda segundo o ministério, os recursos destinados ultrapassam R$ 3 bilhões, considerando o custeio de pessoal.

Últimas notícias
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo