TCU aprova, com ressalvas, contas dos governos Dilma e Temer relativas a 2016

Fiscalização

Publicado em 28/06/2017 - 18:12 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Tribunal de Contas da União decidiu, por unanimidade, aprovar com ressalvas as contas da Presidência da República relativas ao ano passado. O ministro relator Bruno Dantas entregou o parecer aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.

 

Bruno Dantas destacou os motivos que resultaram nas dez ressalvas feitas pelo TCU.

 

Das dez ressalvas, quatro são referentes ao mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff e seis ao do presidente Michel Temer. De acordo com o relator no TCU, somente no ano passado, Dilma e Temer editaram três leis e duas medidas provisórias concedendo benefícios tributários a alguns setores da economia.

 

Bruno Dantas afirmou que essa prática se tornou comum nos últimos dez anos e é difícil estimar quanto deixou de entrar nos cofres públicos devido às medidas que beneficiaram empresas. O ministro Bruno Dantas revelou o valor que poderia ter sido arrecadado nos últimos anos.

 

Pela primeira vez, o TCU julgou dois relatórios referentes ao mesmo exercício. Um relatório analisou as contas do dia primeiro de janeiro até 11 de maio de 2016, sob a responsabilidade de Dilma Rousseff. O outro se refere ao período de 12 de maio até 31 de dezembro, pelo qual Michel Temer é o responsável.

 

Isso ocorreu porque Dilma foi afastada no mês de maio do ano passado, durante o processo de impeachment, que começou exatamente com a rejeição das contas pelo TCU, devido às chamadas pedaladas fiscais.

 

O parecer do Tribunal de Contas da União segue para apreciação na Comissão Mista de Orçamento e, depois, será votado por deputados e senadores, em plenário.

 

Com colaboração de Lucas Pordeus León.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo