5 ministros do STF votam a favor da aplicação da Ficha Limpa em casos anteriores a 2010

Ficha Limpa

Publicado em 28/09/2017 - 21:46 Por Victor Ribeiro - Brasília

Os ministros do Supremo Tribunal Federal voltaram a julgar se a Lei da Ficha Limpa pode retroagir, ou seja, valer para quem foi condenado antes que ela entrasse em vigor.

 

O relator, ministro Ricardo Lewandowski, alertou que retroagir com uma lei cria um ambiente de insegurança jurídica.

 

O ministro Luiz Fux discordou. Ele avaliou que tornar um político inelegível não é uma punição, mas uma consequência da lei.

 

O recurso analisado pelo Supremo é de um vereador do município de Nova Soure, na Bahia, que foi condenado por abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2004, e ficou inelegível por três anos.

 

Nas eleições de 2008, concorreu e foi eleito para mais um mandato na Câmara de Vereadores. Mas, em 2012, teve o registro eleitoral indeferido porque a Lei da Ficha Limpa estava em vigor e tinha aumentado o prazo de inelegibilidade para oito anos.

 

O ministro Edson Fachin destacou que a Constituição exige que os políticos tenham um histórico de honestidade.

 

Luís Roberto Barroso concordou, mas votou contra retroagir com a lei.

 

A sessão foi suspensa e esse julgamento deve ser retomado na semana que vem. O placar está em 5 votos a 3, para que a lei tenha validade para casos anteriores a 2010. A decisão terá repercussão geral. Ou seja, será válida para todos os casos semelhantes.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo