Fachin retira sigilo da gravação de executivos da JBS e homologa delação de Funaro

Judiciário

Publicado em 05/09/2017 - 23:43 Por Kariane Costa - Brasília

O ministro do Supremo Edson Fachin retirou nesta terça-feira (05) o sigilo da gravação de executivos da JBS. A conversa entre Joesley Batista e Ricardo Saud tem cerca de quatro horas,  e foi a que deu origem ao anúncio  do procurador geral da república, Rodrigo Janot de revisar a delação dos delatores.

 

Na  decisão, Fachin afirma que como os áudios foram gravados pelos próprios executivos e entregues por eles ao processo, então são válidos como prova. Sobre o sigilo, Fachin argumenta que apesar de o áudio conter menções à vida privada de outras pessoas, o interesse público sobre o processo deve  prevalecer.

 

Na conversa dos executivos, é possível ouvir como Joesley e os diretores da JBS atuaram para obter o acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Nos diálogos, eles relatam suposta influência sobre o ex-procurador da República Marcelo Miller, que fez parte da equipe de Janot.

 

Na segunda-feira. ao comunicar a abertura do processo de revisão das delações, Janot disse que mesmo se os benefícios dos delatores forem cancelados, as provas contra as pessoas citadas devem ser mantidas. Mas, a decisão final cabe ao Supremo.

 

Também nesta terça-feira, Fachin homologou o acordo de delação premiada do operador financeiro Lúcio Funaro com a Procuradoria-Geral da República. Funaro está preso há mais de um ano no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

 

Com a homologação, a PGR pode usar os fatos delatados pelo empresário nas investigações envolvendo os processos a que o colaborador está envolvido, podendo basear acusações contra parlamentares, ministros do governo e o presidente Michel Temer.

 

Funaro é processado pela Justiça Federal em Brasília em três investigações que envolvem suspeitas de desvios de recursos públicos e fraudes na administração de quatro dos maiores fundos de pensão de empresas públicas do país.

 

Ele é considerado testemunha-chave em processos que envolvem políticos ligados ao PMDB.

 

Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo