Temer critica acordo de delação premiada de Funaro e acusa Janot de perseguição

Presidência

Publicado em 02/09/2017 - 01:40 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente Michel Temer criticou o acordo de delação premiada do corretor de valores, Lúcio Funaro, enviado ao Supremo pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

 

Em nota, Temer questiona a veracidade das informações repassadas por Funaro à PGR e os prováveis benefícios que ele obterá com a delação.

 

O texto destaca que o conteúdo da delação, que está em sigilo, mas que vazou na imprensa, apresenta inconsistências e incoerências.

 

Temer afirma que está sendo perseguido por Janot e diz que o procurador mudou de postura em relação a Funaro, que de um momento a outro se transformou em um personagem confiável com credibilidade.

 

Ainda na nota, Temer “se resguarda o direito de não tratar de ficções e invenções” e nega que tenha atuado para obstruir investigações.

 

O presidente criticou ainda o fato do empresário Joesley Batista estar “refazendo” a delação premiada. Ele afirmou que Joesley mentiu, omitiu e continua tendo o perdão do procurador-geral.

 

Funaro é apontado pelas investigações da Operação Lava Jato como operador de supostos pagamentos de propina ao ex-deputado federal Eduardo Cunha . O doleiro também foi citado na delação do dono da JBS, Joesley Batista.

 

A defesa do presidente também recorreu ao plenário do Supremo Tribunal Federal contra a decisão do ministro Edson Fachin de rejeitar o pedido de suspeição de Janot, para atuar em investigação relacionada ao presidente que está em tramitação na Corte.

 

Em recurso apresentado o advogado Antônio Mariz, argumenta que, nos casos envolvendo o presidente, Janot extrapola os “limites constitucionais e legais inerentes ao cargo que ocupa”.

 

Temer está em viagem oficial à China, onde participa de encontro anual do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, China, África do Sul e Índia.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo