STF decide que Lei da Ficha Limpa vale para políticos condenados antes de 2010

Política

Publicado em 04/10/2017 - 18:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu nessa quarta-feira que a Lei da Ficha Limpa pode retroagir. Ou seja, ser aplicada em casos que ocorreram antes mesmo de entrar em vigor, em 2010. O julgamento foi bastante apertado: seis votos a cinco. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, foi quem desempatou.

 

Cármen Lúcia lembrou que o próprio Tribunal Superior Eleitoral já havia decidido ampliar a aplicação da lei.

 


Os ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli também votaram para que a Lei da Ficha Limpa seja aplicada a condenações anteriores a 2010. Até então, os políticos condenados por abuso de poder político e econômico ficavam inelegíveis por 3 anos. A Lei da Ficha Limpa aumentou para 8 anos.

 

Na semana passada, Luiz Fux avaliou que a inelegibilidade não é punição, mas uma consequência da lei.

 

A ação julgada no Supremo é de um vereador do município de Nova Soure, na Bahia. Ele foi condenado por compra de votos na eleição de 2004, ficou inelegível por 3 anos e conseguiu se eleger em 2008. Cumpriu o mandato e foi reeleito em 2012, mas teve esse novo mandato cassado, porque fazia 8 anos da condenação.

 

O ministro Gilmar Mendes alertou que retroagir com os efeitos de uma lei atenta contra os princípios constitucionais e traz insegurança para todo o sistema jurídico.

 

Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio e Celso de Mello acompanharam o relator Ricardo Lewandowski. Para Marco Aurélio, a decisão inaugura um vale-tudo na interpretação das leis.

 


A decisão tem repercussão geral e será válida para todas as ações judiciais semelhantes. De acordo com Ricardo Lewandowski, o novo entendimento ameaça mais de 100 políticos que estão no exercício do mandato.

 

Na sessão plenária desta quinta-feira, os ministros do Supremo vão fazer a chamada modulação da decisão. É quando o plenário vai definir em que circunstâncias a Lei da Ficha Limpa vai afetar quem foi condenado por abuso de poderes político e econômico.

 

* Conteúdo alterado às 22:15 para inclusão de novas informações e inserção de áudio. 

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo