STJ nega pedido de liberdade aos deputados estaduais do Rio Jorge Picciani e Paulo Melo

Operação Cadeia Velha

Publicado em 29/11/2017 - 08:46 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de liminar para libertar os deputados estaduais Jorge Picciani, do PMDB, presidente licenciado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e Paulo Melo, também do PMDB, ex-presidente da Casa.

 

O ministro Felix Fischer entendeu não haver urgência para a libertação dos dois, presos preventivamente na Operação Cadeia Velha. Os habeas corpus dos deputados, agora, serão enviados ao Ministério Público Federal para manifestação e, depois, devem ser julgados pela Quinta Turma do STJ, possivelmente em dezembro.

 

Picciani, Melo e o também deputado estadual Edson Albertassi foram presos preventivamente no último dia 16, sob a suspeita de terem recebido propina de empresas de ônibus e de lavagem de dinheiro. A Alerj reverteu a decisão judicial, soltando os parlamentares, mas, no último dia 21, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região entendeu que a Casa não teria o poder de decidir pela soltura dos deputados e determinou o retorno dos três à prisão.

 

O tribunal também determinou o bloqueio de R$ 270 milhões, em dinheiro e bens dos parlamentares, equivalentes ao que teriam recebido para favorecer as empresas em contratos públicos. A reportagem não conseguiu contato com os advogados de defesa de Paulo Melo, e a defesa de Jorge Picciani não retornou.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo