Dodge questiona MP que deu status de ministro a Moreira Franco

STF

Publicado em 18/12/2017 - 10:54 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contra a lei que deu status de ministro a Moreira Franco, hoje no comando da Secretaria-Geral da Presidência da República.


A procuradora afirma que a lei é inconstitucional poque foi criada por uma medida provisória (MP) editada duas vezes em um mesmo ano, o que é probido pela Constituição.


Dogde também diz que a MP não atendia ao critério da urgência, necessário para sua edição.


Na ocasião, adversários políticos argumentaram que a medida era uma tentativa de proteger Moreira Franco, citado em delações da Operação Lava Jato, e que passou a ter foro privilegiado no STF.


A Presidência da República defendeu que a medida que deu o status de ministro a Moreira Franco é diferente da medida editada antes porque traz novos elementos como a criação do Ministério de Direitos Humanos.


A Presidência acrescenta que não cabe ao Judiciário, mas ao Executivo e Legislativo, analisar a urgência ou não das medidas provisórias.


Em nota, a assessoria de Moreira Franco disse que o status de ministério foi uma das providências para reorganizar a administração pública, necessária para gestão. Acrescenta que, por ser inocente, o ministro irá se defender em qualquer grau de jurisdição.


A ação que questiona a lei que criou o ministério é relatada pela ministra do Supremo Rosa Weber, que não tem prazo para decidir e pode levar a questão ao plenário do STF.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo