Empresário do Rio investigado na Lava Jato é solto pela terceira vez

Cadeia Velha

Publicado em 03/12/2017 - 12:55 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O empresário do setor de ônibus do Rio de Janeiro Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Lélis Teixeira deixaram a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, na noite desse sábado (2).


A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária. O alvará de soltura chegou ao local pouco depois das 22h, em seguida, às 23h, os dois deixaram a prisão.


A liberação acontece após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandar soltar Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, pela terceira vez. Este habeas corpus foi deferido pelo ministro na última sexta-feira (1°).


Gilmar Mendes, que foi padrinho de casamento da filha de Barata, considerou que as ordens de prisão preventiva confrontavam habeas corpus que já havia sido deferido por ele mesmo.


Barata e Lélis foram presos no dia 14 de novembro, no âmbito da Operação Cadeia Velha, um desdobramento da Lava Jato, no Rio de Janeiro, que investiga o pagamento de propinas pelas empresas de transporte a políticos.


Os dois foram levados para a Cadeia Pública José Frederico Marques onde também estão o ex-governador Sérgio Cabral, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, além de outros políticos e assessores ligados ao grupo político do PMDB fluminense.


Por meio de nota, a defesa de Barata elogiou a decisão do Supremo e afirmou que "a determinação do ministro Gilmar Mendes comprova que o STF é o guardião maior das garantias individuais."

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo